segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tema "O sentido do futebol na vida do brasileiro"

Leia atentamente os textos abaixo; eles servirão de base para a proposta de redação que se seguirá.

O futebol, gradualmente, se tornou um dos instrumentos brasileiros de pensar e de, sobretudo, classificar o mundo. A nação brasileira não é só metaforizada no futebol, ela passa a ‘existir’ como algo concreto e palpável por meio das imagens constituídas a partir desse esporte. (...) O futebol é um discurso capital sobre a nacionalidade. Não é simplesmente um outro discurso sobre a brasilidade, mas fundamental para a sua constituição. Não há dúvida de que o futebol é um mapa alternativo, mas é um mapa tão real quanto aquele da vida econômica ou política, pois possibilita o sentimento da nação.
Igor Machado (antropólogo)

Assim [segundo J. J. Sebreli], o futebol, que já serviu ao populismo, ao fascismo e ao totalitarismo, serviria agora ao totalitarismo do poder econômico, que lhe dá o seu rematado alcance mundial, e presta-se a promover a aceitação conformista do trabalho alienado, a mentalidade do puro rendimento, a competição brutal, a agressão, o sexismo, o fanatismo, o bairrismo, o ativismo irracional das torcidas, o desprezo pela inteligência e pelo indivíduo, o culto dos ídolos, a massificação, o autoritarismo, a fusão mística nos coletivismos tribais, a supressão do espírito crítico e do pensamento independente.
J. M. Wisnik (professor e músico)

Ninguém interessado em mudanças políticas pode ignorar o fato de que o futebol tem que ser abolido.
Terry Eagleton (crítico e escritor)

Proposta:
Os textos aqui reproduzidos enfatizam aspectos positivos ou negativos do futebol, mas são unânimes no reconhecimento de sua importância no mundo contemporâneo. Tendo em vista o peso cultural, político, social e econômico que o futebol tem no Brasil, redija uma dissertação em que você discuta o sentido do futebol na vida brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário