quarta-feira, 17 de março de 2010

Clareza no texto

Uma frase perde clareza por muitos fatores, da má ordenação das ideias à pontuação inadequada. Ser claro requer esforço.

Outra preocupação é a busca pela informação compartilhada pelo leitor. Quem nos lê ou escuta não tem obrigação de intuir o que sabemos e pensamos.

Não devemos insistir em fatos muito óbvios.

Quando escrevemos, precisamos ordenar ideias e termos da oração. Ter cuidado na escolha de palavras e usá-las em construções sintáticas as mais simples. Um texto bem escrito não provoca perguntas de preenchimento.
“ Se retomo a frase para entendê-las, há um problema” (Savioli)
Pensar o todo é condição de clareza. Um texto se organiza em torno de um elemento de referência, que lhe dá coesão. A partir dele, o resto se posiciona. Uma ideia deve levar a outra, sem saltos. Um parágrafo relaciona-se ao anterior e ao seguinte.

Argumentação: as ideias apresentadas no texto devem demonstrar posicionamento crítico do autor e não ser mera reprodução de outros discursos e clichês.

3 comentários:

  1. Olha o Blog da Marcinha, tá bombando de informações!!!

    ResponderExcluir
  2. Jéssica Fleiria 3C
    Olá, gostaria de algumas dicas para fazer um texto argumentativo sobre as idéias de Freud, pois eu acho bacana escrever um pouco sobre um homem como Freud, mas, não sei como expor esse texto , pois eu só tenho idéias de escrever sobre a vida dele e não consigo fazer uma argumentação sobre Freud...Se você puder me dar umas dicas de como escrever um texto argumentativo sobre Freud eu ficarei contente...Obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. profa, voce nao disse qe iria colocar as medias do 8D no seu blog?... num esquece eim?!
    um beijo Gaby Souza 8D

    ResponderExcluir