quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Artigo de opinião

Pessoal do 2º ano, aí vão algumas explicações para ajudá-los na produção do artigo de opinião.
Acessem os sites: http://www.folha.uol.com.br/ e procurem por "Colunas"; no site http://www.estadao.com.br/ , procurem por "Opinião".
Ao acessar os sites vocês terão contato com diversos gêneros. É importante que vocês saibam a função de cada um deles e como identificá-los e diferenciá-los. Deixem suas dúvidas ou comentários. 

ARTIGO DE OPINIÃO

É um gênero discursivo claramente argumentativo que tem por objetivo expressar o ponto de vista do autor que o assina sobre alguma questão relevante em termos sociais, políticos, culturais, etc. O caráter argumentativo do texto de opinião é justificado pelas justificativas de posições arroladas pelo autor para convencer os leitores da validade da análise que faz.

Estrutura: não apresentam uma estrutura fixa, mas precisam contar com partes que desempenhem determinadas funções.

O que se costuma observar é que o primeiro parágrafo costuma trazer uma contextualização do tema abordado, para que o leitor possa se localizar e recuperar as informações de que dispõe sobre o assunto.

Desenvolvimento do texto: construção de uma cadeia argumentativa. As estratégias exploradas para convencer o leitor da tese defendida vão variar de autor para autor, mas todos precisam organizar os argumentos de modo a sustentar sua análise. O encerramento do texto é, necessariamente, uma conclusão da análise apresentada.

Linguagem: o espaço de circulação e o perfil dos leitores definem o grau de formalidade que devem manter no uso da linguagem. Geralmente jornais e revistas esperam que seus articulistas façam uso da modalidade escrita culta da língua portuguesa. Entretanto, os artigos de opinião admitem a expressão de uma perspectiva mais subjetiva ainda que controlada pelo forte teor argumentativo desse gênero.